segunda-feira, 14 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES NA ORGANIZAÇÃO


Os processos de integração e socialização das pessoas na organização contribuem de uma forma incalculável para o funcionamento adequado das organizações. É por meio da socialização e integração dos colaboradores na organização que estes vão passar a se sentir parte integrante da mesma e "vestir a camisa" da organização. Cada empresa tem seus próprios métodos de socialização e integração dos seus colaboradores. Entretanto, qualquer que seja os métodos adotados pela organização, para que a socialização e integração dos colaboradores seja eficaz e alcance os objetivos traçados, é necessário que os métodos utilizados apresentem de modo claro aos colaboradores:

  • A missão, visão, valores, cultura e objetivos da empresa.
  • O conteúdo do cargo o qual ele vai exercer
  • Os direitos e deveres dele dentro da organização
  • O que a organização espera dele
Vale ressaltar que, diferente do que muitas empresas a socialização e integração dos colaboradores da organização deve ser realizadas frequentemente e não só quando o colaborador ingressa na organização. A socialização e integração dos colaboradores entre si e com a organização propicia equipes mais unidas e fortes que, por sua vez, exercem suas atividades com mais afinco e qualidade. Investir em atividades diferentes, tais como os métodos de Team Building, que foram muito bem explicitados e explicados aqui no nosso blog em dos posts da nossa colaboradora Raissa Amaral, que proporcionam não só a integração e socialização dos colaboradores mas também momentos de lazer a estes faz toda a diferença para a organização. Colaboradores   bem integrados e motivados exercem suas funções de forma mais eficiente e levam a organização a se destacar no mercado. Vale apena investir e aperfeiçoar ao máximo esses processos. 


Dica de Artigo

O artigo "Socialização Organizacional" de Tatiana dos Reis Silveira retrata a importância da socialização dos colaboradores bem como técnicas utilizadas nesse processo. Vale a pena conferir! O artigo pode ser acessado pelo link abaixo.


Naiara Leonel      (00775)   


4 comentários:

  1. what the f***? so isso? se nao sabem qual e a importancia da socializacao qua nao facam uma pasta tao grande com tema "importancias da socializacao"

    ResponderExcluir
  2. Prezado "Anônimo", se bem observar a postagem, perceberá que Naiara Leonel fez uma breve síntese com alguns ponderações a partir do artigo que pode ser encontrado no link http://www.pedagogia.com.br/artigos/socializacaoorganizacional/index.php?pagina=0.
    Caso existam considerações que venham a enriquecer nosso espaço, será muito bem recebido e agradeceremos imensamente. Como é bom ter um espaço de crescimento mútuo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima abordagem Nayara, todo mundo já passou e/ou vai passar, certamente, pelo drama dos primeiros dias de trabalho em uma nova companhia. Fazer amigos, conhecer as regras da empresa, os métodos de trabalho adotados pela chefia e dúvidas em relação ao que se espera desse novo funcionário são as questões que mais aflingem o profissional que está ingressando em nova empresa. Para resolver esses problemas, as organizações encontram uma ferramenta simples e que se tem mostrado de grande utilidade: os programas de integração, que podem tanto ser usados nos momentos de chegada de novos funcionários como periodicamente, com o intuito de integrar os colaboradores de todas as áreas ou mesmo transmitir novas diretrizes.

    ResponderExcluir

Coloque seu nome e matrículaentre parênteses ao final de cada postagem ou comentário.