quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fatores Higiênicos X Fatores Motivacionais

Segundo Frederick Herzberg a teoria que relaciona o comportamento do individuo no trabalho pode considerar dois fatores: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrísecos. Muitos consideram a teoria dos determinantes da satisfação e da insatisfação dos colaboradores na empresa.

  • Fatores Higiênicos ou Insatisfacientes: São relacionados com o meio que o funcionário atua, são fatores determinados pela organização, e que fazem parte da organização da empresa. Refere-se as condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais, como por exemplo : salário e os benefícios em geral.
  • Fatores Motivacionais ou Satisfacientes: São aqueles que se referem ao trabalhador como as tarefas e deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. São fatores motivacionais que produzem algum efeito de satisfação profundo e instável. Assim os colaboradores aumentam a produtividade em níveis de excelência, sendo um ótimo recurso das empresas para deixa-las neutras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu nome e matrículaentre parênteses ao final de cada postagem ou comentário.